quinta-feira, 2 de maio de 2013

Informações sobre Cirurgia de Inclusão de Prótese de Silicone de mama:


Qual a finalidade dessa cirurgia?
Melhorar a beleza da cliente,deixando o seio maior e mais bonito, tentar melhorar possíveis assimetrias ou diferenças dos seios e também ajudar as  pacientes que necessitaram retirar o seio(câncer).

Com qual idade pode ser operada?
Se você é muito jovem,é melhor esperar o seio desenvolver-se por completo (16 e 17anos).Se você é mais idosa,devemos avaliar se você tem condições de suportar essa cirurgia.Tudo é uma questão de bom senso.

Quais são os tipos de Próteses de Silicone?
REVESTIMENTO: Existem hoje, basicamente, 3 tipos de tecido .Uma de aspecto liso,uma de poliuretano e outra, texturizada.
CONTEUDO: Dentro desses tecidos pode ter gel coeso,tipo gelatina dura ou salina/soro fisiológico.
PROJECAO: As próteses podem ter varias alturas ( baixa, moderada, alta e super alta).
FORMATO: Existem próteses com formato de gota e próteses com formato redondo.

Qual o volume de uma Prótese?
Gosto de ouvir minha paciente e saber o que ela deseja. Se o desejo é um seio grande, assim faremos. Se preferir seio sem exageros, idem. Minha preferência é deixar o seio em harmonia com o restante do corpo, tudo proporcional e o menos artificial possível.

Onde ficaria a cicatriz?
Podemos utilizar 3 locais. Pela axila ( dói mais,tempo de recuperação de 3 semanas), pela aréola e pelo sulco abaixo do seio ( pouca dor e recuperação de 1 semana). A decisão é tomada em conjunto.A opinião da cliente é tão importante como a do Cirurgião Plástico.Nos EUA, utilizam implantes com soro fisiológico,e por esse motivo, lá, eles utilizam a via umbilical. Particularmente, não gosto da prótese de soro fisiológico. Acho que ele dá mais complicações ,deixa o seio muito artificial ,quente no verão e frio no inverno, faz barulho de água quando se faz exercício e na palpação o aspecto do seio não é natural.

Onde fica localizada a prótese dentro do corpo?
Ou acima ou abaixo do Músculo Peitoral Maior. Depende se a cliente tem pouco seio ou tamanho médio de seio. Depende também se o seio tem grande ou pouca queda/ptose.

Qual seria a anestesia?
Eu prefiro a anestesia local com sedação.

Como é o Pós Operatório?
Geralmente é tranqüilo. Você recebe alta no mesmo dia. É preciso usar sutiã especial por um mês. Na cirurgia em que optamos pela via axilar, geralmente dói mais. E neste caso, exige medicação mais forte para conter a dor. Nesta cirurgia, é preciso usar uma faixa compressiva acima dos seios por um tempo mínimo de um mês.

Quanto aos movimentos, que cuidados é preciso ter?
No primeiro dia de pós operatório, você já deve caminhar. Neste dia é importante você realizar movimentos lentos com os braços e não pode fazer grandes esforços nem pegar peso. Esses cuidados devem permanecer por 7 dias. Está proibido dormir sobre os seios durante 10 dias. Se a prótese tem localização acima do músculo, pode malhar e dirigir com 7 - 10 dias.  Sexo após 14 dias. Se a prótese tem localização abaixo do músculo, pode dirigir e sexo após 14-21 dias e malhar parte superior do corpo somente após 45 dias. 

Existe algo que eu preciso saber com relação a complicações?
Sim. Esta cirurgia é como outra qualquer. Ou seja, pode ter as mesmas complicações como: manchas, cicatriz alterada, excesso de dor, hematoma, abertura de pontos, acúmulo de líquido, infecção, alteração cardíaca e pulmonar.

O que é a contratura capsular?
Toda cliente que recebe uma prótese mamária, forma um tecido ao redor dessa prótese. Este tecido pode ficar mais duro e alterar o aspecto da prótese.
Nesses casos, é necessário uso de medicação e ou nova cirurgia.

Pode ter rejeição?
Apesar de raro, pode sim. Caso isto aconteça é preciso retirar a prótese.
Após 6 meses, o caso é reavaliado.

Qual a relação da prótese com o câncer de mama?
O implante e’ seguro e não faz mal a saúde. Não e’ fator de risco para câncer. A mulher que tem prótese deve ir ao ginecologista normalmente.

Precisa trocar a prótese?
Após 10 anos é importante realizar uma nova consulta ( mesmo com próteses de garantia vitalícia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário