sexta-feira, 24 de maio de 2013

Cirurgia resolve aumento de mamas masculinas



Motivo de bulling na infância , adolescência e para os adultos, o desenvolvimento da região mamária nos homens pode causar rejeição e vergonha, além de uma série de traumas e transtornos. O que nem todos sabem é que essa questão pode ser solucionada de forma simples com procedimentos cirúrgicos.

O que é ginecomastia?
De origem grega, o termo ginecomastia significa “mama feminina” e é usado para designar o aumento benigno das mamas masculinas.

O que causa a ginecomastia?
As causas da ginecomastia variam de acordo com o período de vida em que o problema aparece.
No período neonatal geralmente está relacionado à transmissão de hormônio feminino da mãe para o filho pelo cordão umbilical.
Na adolescência costuma ocorrer por conta do desequilíbrio nas taxas do hormônio estrogênio, sendo que nestes casos a patologia acaba sendo solucionada , na maioria das vezes, sem a necessidade de tratamento.
Já nos adultos, está associada aos hormônios e acúmulo de gordura. Existem, ainda, causas menos freqüentes, como: uso de medicamentos, doenças hepáticas, doenças da tireóide, desnutrição, neoplasias e herança genética.

A ginecomastia está relacionada à obesidade?
Não, a ginecomastia é o aumento do parênquima mamário e deve ser diferenciado do aumento de gordura na região.

Como é possível diferenciar ginecomastia e obesidade?
O paciente obeso geralmente tem excesso de gordura em todo corpo e não somente nas mamas.
A ginecomastia representa um aumento das mamas, podendo ou não ter obesidade associada.

Qual o melhor tratamento?
O tratamento está diretamente associado ao momento em que a patologia surge e deve ser escolhido por um médico especialista. O procedimento cirúrgico costuma ser a melhor opção e, normalmente, consiste na retirada do tecido mamário em excesso por meio de uma incisão na aréola.
Nos casos de excesso de glândula mamaria e de gordura, associa-se lipoaspiração da gordura a ressecção do tecido da mama.

Como fica a cicatriz neste caso?
A cicatriz resultante é semelhante àquela deixada após uma cirurgia de prótese mamária via areolar.

Existe outra técnica cirúrgica?
Atualmente tenho optado pelo corte axilar escondido nos pêlos axilares, evitando a cicatriz na aréola. Por essa incisão é feita a lipoaspiração e a retirada do tecido mamário.

Quais as possíveis complicações?
Como qualquer outra cirurgia, esta pode ter complicações. Entre elas: manchas, cicatriz alterada, hematoma, abertura de pontos, acúmulo de líquido, infecção, alteração cardíaca e pulmonar.

Como é o pós-operatório?
Os pacientes não costumam sentir muita dor e devem evitar o esforço físico por uma semana.
Nos casos em que houve a necessidade de lipoaspiração, e’ preciso fazer drenagem linfática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário