segunda-feira, 20 de junho de 2011

Emagreça com saúde

O verão está se aproximando e com ele a vontade de exibir corpos esculturais nas praias e piscinas. Nessas horas, quem não fez a “lição de casa” durante o inverno, muitas vezes cai nas armadilhas dos emagrecedores.

O que leva uma pessoa a ter fome?
A fome é uma sensação controlada pelo hipotálamo, localizado no cérebro. Alguns fatores como o frio, jejum prolongado e hipoglicemia (pouco açúcar no sangue) provocam a sensação de fome. Por isso, é importante comer a cada três ou quatro horas, evitando tanto o jejum quanto a hipoglicemia.

Qual a melhor maneira de evitar a obesidade?
Um dos únicos consensos em relação à obesidade é que para não engordar, é necessário gastar mais (calorias) do que consumir. Ou seja, comer menos ou malhar mais.

Como agem as drogas que diminuem a fome?
Essas drogas agem diretamente no hipotálamo. Porém, nesta região existem outras funções importantes para o nosso corpo e saúde, como o controle da pressão arterial e nossa capacidade de controle mental.

Quais as conseqüências do uso dessas drogas?
As drogas para “emagrecer” podem causar aumento da pressão arterial, que faz mal para os rins, coração, vasos, olhos e cérebro. Além disso, podem causar transtorno mental, deixando a pessoa dependente e muita ansiosa e nervosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário