segunda-feira, 20 de junho de 2011

Quero meu corpo de volta! Cirurgia plástica após a gravidez


O nascimento de um bebê traz uma série de expectativas para a mulher. Além das preocupações com a saúde e o cuidado com o novo filho, sempre ficam a insegurança e a dúvida sobre como o corpo responderá ao parto.

Muitas mulheres conseguem levar uma vida normal durante todo o período de gestação, com a prática de exercícios e alimentação recomendada. No entanto, dadas as inúmeras alterações que ocorrem no corpo durante esta fase, nem sempre é possível recuperar completamente a antiga forma.

“Não importa a idade, o número de filhos ou quanto engordou, as insatisfações vão desde estrias abdominais e mamárias até flacidez de pele, queda dos seios, cicatrizes e manchas no rosto“, afirma o cirurgião plástico, Dr. Luis Pinotti. A boa notícia é que a cirurgia plástica pode ser uma aliada para os casos em que cremes, dieta e ginástica não forem suficientes.

É comum ver mães que esquecem de se cuidar em detrimento dos filhos, quando na verdade, a chegada de um novo membro à família, deveria enchê-las de vaidade e torná-las ainda mais femininas e bonitas.

Cada caso deve ser analisado de forma adequada por um especialista, mas existe uma série de recursos disponíveis para essas pacientes tão especiais, como: abdominoplastia, mamoplastia redutora, cirurgia de prótese de silicone mamário, lipoaspiração, mastopexia e mastopexia com prótese. Em alguns casos, o próprio corte da cesariana pode ser utilizado para o procedimento.

O ideal é que a mulher seja submetida à cirurgia após os seis meses de amamentação. Dessa forma, mãe e filho são beneficiados, pois o vínculo entre eles não é quebrado ou interrompido. Este período de segurança também reduz as chances de infecção ou inflamação nos seios, além de não prejudicar a produção de leite.

Ainda que a ansiedade seja grande, é necessário ter paciência, procurar um profissional que transmita confiança e analisar as conseqüências de cada cirurgia. Procedimentos realizados antes do momento certo podem ser traumáticos, uma vez que o pós-operatório pode impedir que a mãe cuide adequadamente do bebê. Um especialista também saberá orientar e explicar o que poderá ser alcançado e qual o melhor prazo para chegar ao resultado esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário