terça-feira, 14 de junho de 2011

Emagreça mais rápido no inverno
Por: Heidy Silva

Ao contrario do que muita gente pensa, o inverno é uma estação propicia para emagrecer, isto porque no inverno o metabolismo acelera. Com o frio o corpo precisa manter a temperatura interna, e para equilibra - la é preciso produzir mais calor, ativando assim, mecanismos naturais que queimam gorduras acumuladas. É por isso que no inverno sentimos mais fome, e a necessidade de comer e beber comidas mais quentes.
Para se beneficiar da estação mais fria do ano e emagrecer, o melhor é restringir o consumo de calorias e gorduras, porque assim o seu corpo terá que gastar mais energia, e consumir a gordura estocada no organismo, fazendo com que aumente o gasto de energia e emagreça.
Segundo o Cirurgião Plástico Dr Luis Pinotti a fome é uma sensação controlada pelo hipotálamo, localizado no cérebro. Alguns fatores como o frio, jejum prolongado e hipoglicemia (pouco açúcar no sangue) provocam a sensação de fome. “Por isso, é importante comer a cada três ou quatro horas, evitando tanto o jejum quanto a hipoglicemia” Dr Pinotti.

Para se beneficiar do frio para emagrecer é necessário comer menos calorias e exercitar mais e ingerir hortaliças cozidas, como brócolis, couve, couve-flor, vagem, beterraba, espinafre, cenoura, entre tantas outras. A dieta de inverno se resume em trocar alimentos muito calóricos por outras alternativas mais saudáveis, que farão com que o seu organismo não tenha gorduras, além das que o seu corpo já acumulou, para queimar. “Um dos únicos consensos em relação à obesidade é que para não engordar, é necessário gastar mais (calorias) do que consumir. Ou seja, comer menos ou malhar mais”. Explica o Dr. Luis Pinotti.

Mas não adianta pensar que o fato de estarmos no inverno o fará emagrecer, é necessário ter a consciência que devemos consumir alimentos mais saudáveis e se exercitar mais, concluindo fazer uma reeducação alimentar o ano todo.

As pessoas que acham mais fácil emagrecer com os famosos remédios emagrecedores cuidado! O Dr. Luis Pinotti esclarece que essas drogas agem diretamente no hipotálamo. Porém, nesta região existem outras funções importantes para o nosso corpo e saúde, como o controle da pressão arterial e nossa capacidade de controle mental. Se acha realmente necessário ter um remédio para auxiliar faça uso dos remédios fototerápicos , mas indicado pelo seu medico. As drogas para “emagrecer” podem causar aumento da pressão arterial, que faz mal para os rins, coração, vasos, olhos e cérebro. Além disso, podem causar transtorno mental, deixando a pessoa dependente e muita ansiosa e nervosa” finaliza o Dr. Luis Pinotti.

 

Dr. Luis Pinotti – Cirurgião Plástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário